Dudu e Luana - Lua de Mel em julho de 2011



terça-feira, 16 de agosto de 2011

TORRE EIFFEL



A Torre Eiffel (em francês: Tour Eiffel, /tuʀ ɛfɛl/) é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris,[1] é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem à torre cada ano. Nomeada após o seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tem sanitários e várias lojas e o segundo nível tem um restaurante. Apesar de ter três níveis só se pode ir até ao segundo nível.
A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França. A torre é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para toda o país, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.


A torre, símbolo gravado no inconsciente coletivo, tem suas curiosidades:
– 320 metros de altura
– 1.652 degraus
– está estruturada com 2,5 milhões de rebites
– nunca balança mais do que 12 centímetros
– pesa 10.100 toneladas
– são usadas 40 toneladas de tinta cada vez que é necessário pintá-la

Campo de Marte

O Campo de Marte, "Champ de Mars" em francês, é uma das áreas verdes em Paris, localizada no sétimo distrito (arrondissement), entre a Torre Eiffel a noroeste e a Escola Militar a sudeste.





Em Lua de Mel - Julho de 2011

3 comentários:

Karla Sandra disse...

Oi Mami, adorei o blog da viagem... Ainda nao sabia que tu tava fazendo um...
Os videos estao otimos, nao fosse as doidisses de dudu e painho... Kkkkkkkkk
Coloca todas as fotos aqui ta, e relata as historias tambem...
Te amo.. Beijo, Kal

Enaide Alves disse...

Lusa, que lindo!

Beth Piancó disse...

Maravilhoso! muito bonito.