Dudu e Luana - Lua de Mel em julho de 2011



sábado, 27 de agosto de 2011

LE CHÂTEAU DE VERSAILLES - PARTE IV



Se Luís XIV, o Rei-Sol, e seus sucessores queriam impressionar, conseguiram. Em maio de 1682, Versailles tornou- se residência quase permanente da corte. Uma nobreza fútil e bajuladores interessados tão-somente nas intrigas da corte e nas magníficas festas, recepções, espetáculos e caçadas gravitava em torno do rei. Este, por sua vez, vivendo naquele mundo irreal, parecia mais preocupado com seu universo de luxo do que com o país. Durante a Revolução Francesa, Versailles sofreu danos e tentativas de invasão. Sua recuperação efetiva só começou quando Napoleão foi se instalar ali. Hoje, a decoração interior do palácio de Versailles não é exatamente a mesma do dia em que Luís XVI e Maria Antonieta tiveram que deixá-lo, mas a restauração é a mais fidedigna possível. O governo francês gasta uma fortuna com a conservação de Versailles, mas vale a pena, já que mais de quatro milhões de pessoas o visitam todos os anos. O conjunto arquitetônico de Versailles é composto por várias partes:

O Palácio de versalhes começou como um pequeno pavilhão de caça construído por Luís XIII, caçador inveterado. Dez anos depois, achando muito modestas suas instalações, ele incumbiu seu arquiteto, Philibert le Roy, de executar algumas ampliações no velho castelo. Mais tarde, Versailles tornou-se um lugar onde o jovem Luís XIV gostava de trazer suas amiguinhas. Querendo tornar o lugar mais agradável, mandou executar algumas reformas, mas elas logo se revelaram insuficientes para aquele que seria chamado de Rei-Sol.
 
Luis XIV
 

 
Até a morte de Luís XIV, em 1715, as construções e os jardins do Palácio de Versailles foram sendo embelezados, reformados e expandidos por uma legião de arquitetos, paisagistas, decoradores, pintores e escultores, boa parte deles estrangeiros, principalmente italianos.
 
 

 Depois, no reinado de Luís XV, boa parte das fachadas do Palácio de Versailles foi refeita em estilo clássico, enquanto o Salão de Hércules, o gabinete do rei e os quartos de seus filhos foram decorados no estilo rococó, em moda na época.
 
 A Galeria dos Espelhos, com sua decoração de mármores, espelhos, bronzes dourados e estátuas, é inesquecível.
 

 
Eu, no quarto rei, rsss
 
O quarto do rei
 
 

Quarto da rainha


 
Grand Tranon
 

Petit Trianon
 
Outros pontos altos da visita ao Palácio de Versailles são o Grand Appartement, o Petit Appartement, os gabinetes do rei e da rainha e o quarto do rei. Enquanto os quartos e salas da parte central do palácio conservam a decoração da época dos Bourbons, com obras de arte do século XVIII, as alas norte e sul do Palácio de Versailles foram transformadas em galerias do Musée de  Histoire de France (Museu de História da França); lá, enquanto você aprecia algumas obras-primas da pintura, estará acompanhando a história dos reis franceses de Clóvis ao imperador Napoleão.
 

 
 

A capela do palácio, à direita da Cour Royale (Pátio Real), em estilo barroco, é dedicada a São Luís.
 

 A Opéra, com 712 lugares, foi construída por ocasião do casamento de Luís XVI com Maria Antonieta, em 1770.

Assista a série de vídeos - O Sonho de um Rei:


 

AGUARDE "LE CHÂTEAU DE VERSAILLES - PARTE V"

Nenhum comentário: