O Castelo de Versailhes
Assista ao vídeo
O Castelo de Versailhes
Assista ao vídeo
A pequena vila de Versalhes foi a capital política da França de 1682 a 1789. Era o centro do Antigo Regime francês, até que Louis XVI e Maria Antonieta foram forçados a retornar a Paris, por causa da Revolução. O período mais importante da história do local remonta à 1660, quando Louis XIV (rei sol) e seus conselheiros buscavam uma localização afastada da sujeira e tumulto de Paris. O Palácio, é considerado um dos maiores do mundo, se tornou o símbolo da riqueza e da monarquia absolutista na Europa. Sua construção exigiu mais de 30 mil trabalhadores e teve custos exorbitantes. Os revolucionários esvaziaram todas as riquezas – obras de arte e artigos de luxo – do castelo. Em 1830, na época da restauração da dinastia Bourbon, Versalhes se transformou em museu, mas sua restauração completa só começou no século XX.
Tivemos que enfrentar uma fila enorme para comprar as entradas, mas valeu a pena.
Para Vilar que perde de assistir filme por conta de fila, foi um martírio ...
Dudu e Luana esbanjavam juventude, e por isto não se cansaram tanto quanto eu e Vilar.
Liberados da fila, posamos para as fotos defronte ao Castelo.
Enfim, dentro do Castelo. O que me fez ficar menos perdida na sua imensidão foi pegar os Audioguides. Sem eles, você vaga pelo castelo e não tem ideia do que está vendo, é muita informação, muita obra de arte, beleza e riqueza. Você escolhe seu idioma e vai escutando a descrição em cada cômodo, sala, quarto, capela, obras de arte, etc.
Veja na próxima postagem, LE CHÂTEAU DE VERSAILLES - PARTE II, o que consegui reter de informação, pois em apenas uma manhã é impossível conhecer todo o Castelo.
Por hoje divirta-se com o filme "Maria Antonieta de Sofia Coppola", gostei de rever, até porque me ajudou em muito a me situar nas fotos do interior do Palácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário