Dudu e Luana - Lua de Mel em julho de 2011



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

LE CHÂTEAU DE VERSAILLES - PARTE II


Assista esta seqüência de 11 vídeos e entenda o que levou a França a uma inevitável revolução. Conhecer o Palácio de Versalhes só faz sentido se você tiver um mínimo de informações sobre a Modernidade, que se iniciou com a queda do Império Romano do Oriente, em Constatinopla, no século XV, e se estende até a Revolução Francesa em 1789, marco revolucionário que data o início da Contemporaneidade.

Meus agradecimentos ao Professor Tiago Menta, por disponibilizar gratuitamente tão rico material sobre a História da Revolução Francesa.



Andei o quanto pude por palácio a dentro, de foninho no ouvido tentando escutar todas as narrativas. Temos a sensação de estar na Torre de Babel, é gente falando em todas as línguas, e eu me salvando com o meu audioguide nos ouvidos.

Imaginem se Maria Antonieta me pega na galeria dos espelhos, vestida de calça jeans  e escutando conversa pelos salões. Fiquei sabendo de muita coisa que jamais saberia se tivesse vivido nos tempos da monarquia francesa, a não ser que tivesse sido uma daquelas camareiras que lhes apertavam os espartilhos...


Nesta galeria foi assinado o tratado de Versalhes, (1919), foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

Como obra central da terceira campanha de construção de Luís XIV, a construção da Galerie des Glaces — a Galeria dos Espelhos — começou em 1678. Para executar esta galeria, tal como o salon de la guerre e o salon de la paix, a qual ligava o grand appartement du roi com o grand appartement de la reine, o arquitecto Jules Hardouin-Mansart suprimiu três salas de cada apartamento tal como o terraço que separava os dois apartamentos. A principal característica da sala são os dezessete espelhos em arco que refletem as dezessete janelas igualmente arcadas que dão vista para os jardins. Cada arco contém vinte e um espelhos com um total de 357 espelhos no conjunto da decoração da galerie des glaces.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Versalhes


O vídeo abaixo mostra detalhes do Salão dos Espelhos.
Ao lado direito deste blog você poderá ver o nosso vídeo registrando a nossa presença neste ambiente.




Bourse de jeu

Bolsas bordadas com fios de ouro e prata, para guardar dinheiro, séculoXVIII.


Continue acompanhando a beleza do Palácio de Versalhes, aguarde a próxima postagem:

LE CHÂTEAU DE VERSAILLES - PARTE III 

4 comentários:

Carlos Vilar disse...

FANTÁSTICO,amor,as suas postagens da NOSSA VIAGEM,não são uma simples apresentação de fotos e imagens de uma viagem de turismo,mas é uma verdadeira aula de história e cultura, de países ricos neste segmento.As nossas netas e netos, tomarão conhecimento, do que significa para a humanidade, países como França e Portugal.Sei o que significa para você uma VIAGEM como esta,sei o quanto você gostaria que parentes e amigos pudessem está conosco nesse momento, e suas postagens, são feitas nesta direção, parabéns, te amo.

Enaide Alves disse...

Carlos, Comungo contigo, comentei com Lêda que estas postagem são uma verdadeira aula de História, é um verdadeiro documentário, deve ser porque a Lusa é professora, e ensinar está no seu cerne.

Parabéns, Prima, suas postagens são um verdadeiro primor.
Beijos

Luana disse...

Dona Lusa, lindas postagens sobre a viagem. Agora estamos sabendo dos mínimos detalhes das coisas. Depois vou copiar tudo em cd para guardar para sempre. Bjao

Uma Viagem Inesquecível disse...

Realmente,amor, teria sido maravilhoso fazer essa viagem acompanhados de amigos e familiares, mas quem sabe se um dia isto não será possível?
Naide, há mais de 40 anos que não sou mais professora, mas sou daqueles que acham que só se aprende ensinando. É a maneira mais fácil de reter o conhecimento.
E então Luana? Quantas coisas maravilhosas vimos por lá e naquele momento nos faltavam explicações detalhadas. Bendita seja a era da informática que nos dá a oportunidade de descobrir e reunir num só lugar as informações de que tanto precisamos.
Um beijo para vocês e obrigada por estarem acompanhando esta maravilhosa viagem.